sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Eixo IV

Refletindo sobre os estudos do eixo IV (seminário Integrador IV, Representação do mundo pela Matemática, Representação do mundo pelas ciências naturais, Representação do mundo pelos estudos sociais), destaco a interdisciplina Seminário Integrador, pois esta vem ao encontro de meu estágio curricular.

Matthew Lipman, no “texto “Fazer perguntas”, ressalta “No lugar de envolver a criança no processo de aquisição do conhecimento, o professor com todas as respostas, priva essas crianças do prazer que lhe será útil em anos vindouros, á satisfação de descobrir respostas por si mesmas”

Muitos professores, quando se deparam com questionamentos de seus alunos, ignoram esse desafio que a pergunta poderia proporcionar a ele, dando apenas uma resposta simples e objetiva, o que acaba privando o aluno da busca pelo conhecimento. Não devemos esquecer que o fundamental é desafiá-los, construindo o conhecimento junto com os mesmos, de uma forma investigativa, criativa e participativa. Mas é importante lembrar que os estudos devem partir da curiosidade/perguntas dos alunos, de seus interesses, fazendo com que pensem por si próprios para que neste processo possam construir seu próprio conhecimento.

Neste sentido, proporcionei aos meus alunos um ambiente agradável, abrindo espaço para que a criança se sentisse a vontade a questionar.

A partir da história (curiosidade premiada), de Fernanda Lopes, que contei a meus alunos, perguntei quais eram suas curiosidades.  

 “Educar não é ensinar as respostas, educar é ensinar a pensar”

4 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Adriana,

gostei muito da tua reflexão sobre a importânccia das perguntas (ao invés de respostas simples) no processo de construção do conhecimento. Gostei tanto que fiquei curiosa para saber mais sobre a atividade "curiosidade premiada" que tu aplicou no estágio. Poderias falar mais um pouco sobre isso? Que perguntas surgiram e como foram conduzidas? Que descobertas os alunos fizeram? Tu, como professora, te sentiu preparada para enfrentar o desafio da curiosidade dos alunos?
Ficarei aguardando mais detalhes...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

drika disse...

Olá professora...
Venho por meio deste, responder seus questionamentos a fim de complementar à postagem anterior.
Bom... Como já citei anteriormente contei a História “ Curiosidade Premiada” de Fernanda Lopes. A história fala de uma menina curiosa, que viviam perguntando. Seus pais não aquentavam mais. Certo dia ele foram pedir ajuda para a vizinha. Esta os aconselhou em dizer à menina que eles também não sabiam e que poderiam descobrir juntos. Finalizando então, todos da família iam à busca de suas curiosidades.
Após a história perguntei a as crianças.
- E vocês o que gostariam de aprender/ descobrir?? Eles responderam:
Aprender contas de menos.
Escrever letra cursiva.
Inglês
Espanhol
Então disse, e o que mais??? Nada saiu. Para ajudar os alunos, relembrei a história; vocês lembram que a Glorinha queria saber as coisas, fazer..; e fui citando, para ver se eles falassem algo direcionado a uma pesquisa. Foi então que surgiu:
Como se planta uma fruta e uma flor?
Quero aprender sobre as frutas?
Qual é a fruta mais importante?
Como se nasce os legumes as frutas?
Como se nasce o feijão?
Quais as partes da uma planta?
As partes do corpo dos Animais: Dinossauro, macaco, tubarão coruja, hipopótamo.
Levei as perguntas dos alunos para casa. Analisei e percebi que o tema que chamava mais atenção da turma era sobre alimentação/legumes/frutas.
A partir daí pensei em fazer um PA, mas fiquei com receio e não me senti preparada. Então resolvi fazer um projeto que abordasse o tema Alimentação saudável.
Dentro do projeto desenvolvi:
Passeio numa horta;
Entrevista com a família;
Construção de cartazes, classificando os alimentos em saudáveis e não saudáveis;
Contar histórias sobre alimentos;
Caderninho de receitas;
Atividades com rótulos;
Trabalhar com letras móveis;
Cantar música sobre os alimentos;
Realização de piquenique de frutas no pátio da escola;
Construção de uma horta na escola;
Plantamos feijão em potinhos descartáveis, e fomos anotando o processo no caderno.
Atividades com pinturas e colagens;
Salada de frutas
Muitas outras atividades foram realizadas.
Como citei em minha postagem do eixo IV, “É fundamental desafiar o aluno” e “ os estudos devem partir da curiosidade do aluno”.
Como se nasce o feijão? Essa era uma das perguntas dos alunos. Não dei a resposta. Os alunos plantaram um feijão em um potinho descartável e foram anotando no caderno seu desenvolvimento.
Espero ter respondido seus questionamentos.
Um abraço, Adriana

Nadie Christina disse...

Oi querida,

Me parece que a "curiosidade premiada" norteou o teu estágio. Considero que meus questionamentos foram respondidos. Todavia surgiu um novo: essa proposta fez com que tu mexesse na tua arquitetura pedagógica? Como esse desdobramento da atividade sobre as perguntas se articulou com o que tu havias planejado?
Seguimos conversando...
Grande beijo e votos de uma ótima semana!
Profa. Nádie

drika disse...

Olá professora...
Venho por meio deste, responder seu questionamento.
Como a professora mesma falou “Me parece que a "curiosidade premiada" norteou o teu estágio”. Foi exatamente isso que aconteceu. Pois até então não tinha uma arquitetura pedagógica.
Um grande abraço... bjs