segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Eixo V

Ao retornar no eixo V, pude rever e refletir sobre os estudos das interdisciplina (seminário Integrador V, Organização e Gestão da Educação, Organização do ensino Fundamental, Psicologia da vida adulta).

Destaco a interdisciplina organização de ensino fundamental, pois esta vem ao encontro de meu TCC. Então darei ênfase a esta disciplina, fazendo uma reflexão direcionada a gestão democrática.     

Através dos estudos conduzidos pela interdisciplina Organização do Ensino Fundamental, foi possível perceber a importância de desenvolver a gestão democrática no sistema de ensino.

A organização escolar em uma perspectiva democrática acontece quando toda a comunidade escolar (alunos, professores, pais, funcionários) participa das decisões tomadas na elaboração de um dos instrumentos pedagógicos, principalmente no que diz respeito ao PPP (Processo, Político, Pedagógico), tendo como objetivo construí-lo de acordo com a realidade que esta inserido.

Segundo a constituição federal de 1988 – Art. 2005

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”

Com isso percebe se que a gestão democrática é uma participação vivenciada coletivamente e não individualmente, pois participar não significa apenas estar junto, concordar, mas sim expor suas idéias, apontar caminhos.

A democracia se faz presente no PPP, no regimento escolar, na eleição de direção, no conselho escolar e em todas as praticas efetivas de participação. Democracia é um processo constante de aprendizado e aprimoramento.  

Gestão democrática não se insere num passo de mágica, mas acredito que a escola onde trabalho esta tentando chegar num processo democrático, pois os elementos citados anteriormente se fazem presente na mesma. Penso que este é o caminho certo para se tornar uma escola democrática, pois toda comunidade precisa estar junto, participando, para que assim possam obter bons resultados.

A partir do que foi estudado até agora sobre gestão democrática percebo que ainda falta por parte do governo proporcionar as escolas mais recursos para obter melhores qualidades.

Cabe a comunidade escolar continuar participando e lutando pelos seus objetivos e até mesmo pelas conquistas já alcançadas para se obter um avanço das mesmas.

Penso que a escola tem uma função muito importante, que é tornar o educando em cidadãos críticos e conscientes de seu valor dentro da sociedade, lutando pelo seu direito, em busca da democracia.

4 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

está ótima a tua reflexão sobre gestão democrática na escola. Conseguistes contextualizar a reflexão e trouxestes os pressupostos amparados pela Constituição Federal. Todavia, senti falta de uma conexão mais clara com a realidade da escola em que estavas inserida ou mesmo com o teu TCC. Poderias complementar nos dados mais alguma informação sobre isso?
Um carinhoso abraço e votos de um bom feriado!
Profa. Nádie

drika disse...

Olá professora..

Venho por meio deste, responder seus questionamentos a fim de complementar á postagem anterior.
Como citei anteriormente “A democracia se faz presente no PPP, no regimento escolar, na eleição de direção, no conselho escolar e em todas as praticas efetivas de participação”
“Gestão democrática não se insere num passo de mágica, mas acredito que a escola onde trabalho esta tentando chegar num processo democrático, pois os elementos citados anteriormente se fazem presente na mesma. Penso que este é o caminho certo para se tornar uma escola democrática, pois toda comunidade precisa estar junto, participando, para que assim possam obter bons resultados”

A escola esta procurando vivenciar uma gestão democrática por meio:
- PPP (Projeto político pedagógico) e o regimento escolar, que é construído por todas as pessoas envolvidas com o processo escolar (professores, funcionários, pais), a fim de melhorar a qualidade de ensino para os alunos. No PPP encontram-se as regras, a realidade de cada aluno, filosofia, que tipo de educação, objetivos, os sonhos, tipo de cidadãos que formaremos avaliação, enfim tudo que desrespeita a escola e o perfil de cada aluno.
- ACPM que é composto por pais e professores, e vem auxiliar nas diversas situações do cotidiano.
- Conselho escolar – que é composto de pais, educador, grêmio estudantil, com a finalidade de juntos conseguirem materiais para a realização das festividades escolares.
- Temos eleição para a escolha de diretor.

Estas são as práticas que evidenciam uma gestão democrática.
A escola onde me encontro inserida hoje é a mesma que estava quando realizei meu estágio curricular docente.

um abraço..Adriana

Nadie Christina disse...

Oi querida,

a tua complementação respondeu parcialmente os meus questionamentos, dando mais contexto sobre a vivência democrática na escola onde tu atuou (atua). Mas, como essa "gestão democrática" se conecta com o teu TCC?
Seguimos e ficarei aguardando as demais postagens sobre os eixos VI, VII e VIII, ok?
Um carinhoso abraço e até breve!
Profa. Nádie

drika disse...

Olá professora...
Eu estava lendo, minha postagem e percebi que a mesma não se conecta com meu TCC. Cometi um equivoco ao mencionar isso em minha reflexão.
Fiz confusão entre gestão democrática e planejamento, porque:
O Projeto político pedagógico é construído por todas as pessoas envolvidas com o processo escolar, como por exemplo, os alunos, professores, funcionários, pais e sociedade.
No PPP encontram-se as regras, a realidade de cada aluno, filosofia, que tipo de educação, objetivos, os sonhos, tipo de cidadão que formaremos avaliação, enfim tudo que desrespeito a escola e o perfil de cada aluno.
É muito importante que o educador tenha o PPP em mãos quando for planejar sua aula, pois ajudará direcionar a mesma, para a realidade e necessidade do aluno.
Deste modo o PPP é um elemento construído por toda a comunidade escolar, sendo assim faz parte de uma gestão democrática. E o mesmo (PPP) é um elemento muito importante para o educador ter em mãos quando for elaborar suas aulas, para que assim poça fazer um bom planejamento.
Espero que ter respondido seu questionamento.

um abraço... até..bjss