quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Eixo VI

Ao retornar ao VI eixo, pude fazer uma reflexão sobre as interdisciplina (Seminário Integrador vI, desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da psicologia II, Educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, Filosofia da educação, questões étnico-raciais na educação: sociologia e história).

Todas estas interdisciplina citadas são importantes para o conhecimento de um educador, pois de uma forma ou de outra elas nos fazem refletir sobre nossos atos, a fim de modificá-los.

Mas neste eixo irei destacar a interdisciplina de filosofia, pois esta contribui muita para refletir diante das atitudes incorretas exercidas pelos professores e pais que de modo dão importância para a formação acadêmica (conteúdos) e não para a formação moral, como diz no texto de Adorno “A educação só teria pleno sentido como educação para a auto-reflexão crítica”.

Para formar indivíduos responsáveis, educados é necessário que os educadores, pais, responsáveis pelas crianças demonstrem bons exemplos, pois os mesmos iram seguir seus passos.

Outro aspecto que a interdisciplina contribuiu foi aprender a respeitar o pensamento do outro, seus princípios.

Destaco aqui a importância da leitura do texto “Educação após Auschwitz” de Adorno sobre a educação a fim de tomar atitudes corretas, sem injustiças e discriminações, deste modo podemos transformar a nossa civilização, fazendo com que prevaleça a justiça, a participação, combatendo a barbárie, a opressão e até mesmo a discriminação e o preconceito.

Acredito que através da educação podemos mudar nossa civilização, ensinando nossos alunos a refletir, questionar, respeitar, amar. Enfim esta na mão do educador proporcionar esta mudança, mas é preciso que isso também aconteça dentro de nós educadores.

Desta forma, é preciso que os educadores invistam numa educação que trabalhe para formar cidadãos críticos capazes de refletir sobre o que esta acontecendo a sua volta, para que não aconteçam mais barbáries e também que os educandos tenham autonomia, construção, diante das atividades realizadas em sala de aula, pensando por si próprios e respeitando as idéias dos colegas.

 

 

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Adriana,

A escola, muitas vezes, está comprometida apenas com o ensinar, ou seja, com a construção do conhecimento, mas sabemos que sua função vai mais além... compreende o educar. Essa tarefa abarca não apenas o compromisso com o saber mas com a moral, com a vivência da cidadania. Não se trata de uma tarefa fácil, mas que, compartilhada com os pais, pode ser alcançada. Os professores e os pais têm um grande compromisso com a educação das crianças e precisam trabalhar em parceria para que esse processo seja exitoso e para que tenhamos um mundo mais humano e justo.

Beijos, Rô Leffa.